SARAVÁ COSME E DAMIÃO!


PONTO CANTADO
Eu vi a lua surgir
Eu vi o sol ir embora}Bis

Crianças vem lá do céééu
Com Deus e Nossa Senhora}Bis

Salve Cosme e Damião
Salve o jardim de Oxalá
Papai do céu mandou
As criancinhas brincar

Em E.V.A. para decorar!

Lembrancinhas pra doces!!!

Estes são pras nossas crianças!





Ibejada

Falange das Crianças apresentarem-se com a roupagem fluídica de crianças, trazem destes somente a pureza e a alegria contagiante. Na verdade são os grandes Magos do Universo. Foram grandes Sacerdotes quando de suas encarnações na Terra. Escolheram a forma infantil por representar melhor a energia que elas manipulam, ou melhor, que elas emitem. Criança significa alegria e pureza, qualidades fundamentais para quem quer que deseje galgar na alta espiritualidade. Mas, muitas dessas entidades tiveram sua última encarnação interrompida ainda na fase infantil.Por outro lado, no processo de incorporação, a energia desta falange, normalmente penetra em grande parte pelo chákra laríngeo, fazendo com que o médium modifique a voz, afinando-a. São entidades de muita luz e muito poderosas, protegidos por Papai Ogum e Mamãe Iemanjá.

E os maiorzinhos da casa???

Bonecos em Biscuit, proposta para adolescentes.
Como fazer com que os adolescentes se envolvam nas festividades de Cosme e Damião?
Nesta etapa difícil e rebelde de todo ser humano, toma um pouco mais de esforço para fazer com que eles se envolvam já que pelo geral os garotos aproveitam estas festas para passar mais tempo com seus amigos em lugares de diversão ou simplesmente optam por estar fora de casa. Por isso, convém apoiar-se nos grupos juvenis que existem nas federções ou nos próprios terreiros. Quase sempre, durante os ofícios de decorar o terreiro, os ensaios de pontos cantados, ensaios em atabaques, as lendas podem ser lidas ou interpretadas em alguma peça teatral.
Estas obras freqüentemente são interpretadas no Natal e Páscoa. Sugere-se que o grupo juvenil ou grupo de amigos – com a ajuda de um sacerdote ou me´dium experiente - protagonizem a lenda dos gêmeos ibejis para o grupo religioso. Também podemos fazer uma vaquinha e providenciar lembrancinhas com chocalate para o grupo, imãs de geladeira com retratos...
Só não podemos desistir e perder para as drogas, ou vídeo-games...
Axé!!!!

E NOSSAS CRIANÇAS DIANTE DO PRECONCEITO RELIGIOSO?

Essa é a Naná ela é conhecida como GUERREIRINHA DOS ORIXÁS
 É comum as escolas reproduzirem os estigmas e as discriminações sofridas fora dela, educadores, diretores, pais, estudantes: nenhum deles nasce com preconceito. A intolerância é assimilada e fomentada pela sociedade, muitas vezes resistente quando se trata de lidar com as diferenças. "A discriminação surge da necessidade que temos de qualificar as coisas e os indivíduos dentro do que é socialmente considerado normal", as crianças só repetem as atitudes dos adultos em relação às diferenças religiosas e ao papel que estas desempenham nas ociedade, quando uma pessoa ocupa uma posição que, pela "normalidade", não faz sentido, surge oestranhamento.Pior ainda ao falhar na função de ensinar afastamos a criança e cometemos assim uma das mais nocivas formas de violência, o primeiro passo para combater a intolerância é aceitar que ela existe.“Trabalhamos a educação de forma idealizada e abstrata”O espaço escolar acaba sendo habitado por pessoas que se desconhecem e isso vai criando um campo fértil para julgamentos preconceituosos sobre a religião, achar que determinada religião não condiz com o perfil esperado do aluno é uma modalidade criminosa de exclusão social, causando ao educando o desgarramento de nossa religião ou dificuldades escolares.Muitos educadores tendem a atribuir estas dificuldades a fatores externos da escola, como “as famílias desestruturadas”. Não é por acaso que depredações, arrombamentos e furtos respondem pela maior parte dos atos de violência contra nossos terreiros.Nossas crianças e adolescentes não vêem sentido em uma instituição, sem Papa ou um único líder supremo, acabam considerando que nossa seita é de ninguém, em vez de perceber que somos de uma religião onde todos podem conquistar essa liderança ESPIRITUAL.Atitudes que fazem a diferença na inclusãoProcurar conhecer a legislação que garante o direito à liberdade religiosa.Deixar claro as crianças que manifestações preconceituosas contra religião não devem ser toleradas, e que se for necessário o educador ou orientador da escola deve ser informado sobre isso.Desenvolver um trabalho de escuta com a criança para perceber o que acontece de fato na vida dela, dessa forma conseguiremos sanar dúvidas e criar um começo no aprendizado consciente espiritual.Organize aulas em seu espaço de forma que, quando necessário, seja possível dedicar um tempo específico para formação religiosa das crianças.Podemos elaborar listas de palavras e em seguida pedir que façam desenhos. A criança tem grande senso de realidade, e isso precisa encontrar lugar de expressão nos terreiros.Dessa forma estaremos promovendo uma perspectiva melhor para o futuro de nossa religião, um grande abraço fraterno no coração de todos.
“A participação libera o aprendizado”
Dúvidas e sugestões escrevam para: magazen@ig.com.br

Falando sobre temas difíceis!

Parte do desafio de fazer nossos filhos participarem das celebrações religiosas é que a maioria das festas dos cultos são para adultos em natureza e conteúdo.
Os muitos símbolos e histórias que acompanham a Semana de Cosme e Damião provê numerosas oportunidades para as crianças se comprometerem e para que possamos lhes ensinar mais a respeito da fé. Nesta semana de 27 de setembro procure oportunidades para fazer conexão entre as tradições festivas seculares do povo de santo. Crie portunidades onde você mesmo poderá aprender algo de novo no processo.
Se não estiver segura quais são essas conexões, deve visitar uma livraria local com livros sobre africanidades e suas tradições ou buscar na Internet.
Porém nunca se esqueça que através dessas datas que mantemos nossos jovens próximos da nossa fé, qual adulto que não se lembra da festa de Cosme e Damião que tinha no bairro, que sua mãe os levavam ou até iam escondido só para ganhar doces?
Nossos jovens não devem ser esquecidos dentro dos terreiros, um abraço, uma lembrança, um bom bate papo, um carinho do Babalorixá, tudo contribui para o futuro deles, para que tenham paz e segurança na sua Fé tão discriminada, pensem nisso.
Paz e Luz.
Yonar Peixoto

LANÇAMENTO EM GUARULHOS!

Dia 25 de Novembro de 2008, a professora Yonar Menezes lançou a coleção de livros infantis de Umbanda, “Coleção Atividades de Orixás”. Idealizado por ela, professora, dirigente espiritual, teóloga e escritora, os livros são indicados para a divulgação da cultura afro-brasileira e a obra é inédita no mercado. Num momento em que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) se preocupa com esse tipo de divulgação cultural, a obra vem a calhar. “Ainda existe muito preconceito por aquilo que não se conhece, por aquilo que nos é estranho. Somente o conhecimento nos permite entender e compreender as diversas manifestações culturais e religiosas que fazem com que o Brasil seja tão pluricultural como é. O Brasil é um dos celeiros culturais mais abundantes do mundo e não podemos permitir que todo esse conhecimento não seja conhecido (e reconhecido!) por nós, brasileiros, enquanto o mundo já se deu conta disso!”, comentou a autora. Contamos com a presença de vários amigos ilustres preocupados com o futuro de nossa religião. Já vimos, enquanto educadores, casos em que o aluno foi proibido pela mãe de participar de aulas de Capoeira por ter, nessa dança-esporte, a inserção de instrumentos afro_ atabaques, berimbaus, e outros_ usados também nas manifestações afro-religiosas. Não é isto a mais clara manifestação de ignorância? É claro que o termo ‘ignorância’ aqui é usado na sua mais ampla acepção etimológica que é, do latim, ignorâns, antis, que significa, ‘não saber, não ter conhecimento’. Os responsáveis pelo fato? Todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são educadores_ sejam pais, mestres, padres, pastores. É claro que, esses últimos, tem a desculpa de ‘falar em nome de Deus’, porém, como estudiosos, não podemos esquecer que várias guerras e extermínios foram (e ainda são!) realizados (e justificados) ‘em nome de Deus’!
Procurando dirimir a ignorância, a obra foi idealizada. Em linguagem simples, lúdica e pedagógica, leva o leitor a apropriar-se de conceitos até então inimagináveis e, portanto, assustadores. Levantando-se o véu do conhecimento, o que era estranho passa a ser comum e, portanto, aceitável. A perseguição, como nos mostra a História, é claro que haverá. Porém, podemos, se assumirmos nossa responsabilidade de divulgar com clareza a religião de nossos ancestrais, minimizá-la. O jovem é acessível, é aberto ao crescimento intelectual e cultural, diferente de nós, pais e educadores com nossos (pre) conceitos velhos e ultrapassados. O lançamento da obra “Coleção Atividades de Orixás” teve noite de autógrafos dos autores e grande aceitação do público presente. Composta por sete (7) livretos, cada um traz informações sobre os Orixás Oxalá, Ogum, Oxoce, Xangô, Iemanjá, Iançã e Oxum. Por exemplo, o sincretismo religioso é abordado de modo comparativo e elucidativo, as oferendas são exemplificadas e justificadas. Enfim, é uma obra que não pode faltar àquele que deseja ver sua religião conhecida e respeitada. A obra pode ser encomendada pelo e-mail: magazen@ig.com.br.

Ponto Cantado!!!

Santo Antônio pequenino
Não me deixe andar sozinho{Bis

Olha lá meu Santo Antônio
Toma conta do caminho{Bis

Salve Santo Antônio!!!

Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro sua festa é no dia 13 de junho, fogueira quadrada. Tem muitos devotos no Brasil e em Portugal

Para homenageá-lo, trouxemos hoje para você colorir uma linda figura do nosso querido Santo Antônio.

Santo Antônio em Arte!!!


Em E.V.A. ou tecido, Santo Antônio é muito amado por todos!!!
No sincretismo Xangô foi associado a São Jerônimo, aquele que amansa o leão e que tem o poder da escrita e o livro onde escreve na pedra suas leis e seus julgamentos. Protetor dos estudiosos. Já na cachoeira foi associado com São João Batista, por causa do batismo de Jesus, de lavar a cabeça na água doce para se purificar. O poder do fogo de Xangô queima e destrói tudo o que é de ruim, trazendo tudo o que é de bom, todo o bem possível, de acordo com o nosso merecimento. Isso é o que pedimos nas fogueiras do mês de junho. Assim, Tudo o que é ligado a trabalhos e pedidos de estudos, à cabeça, papéis, entregamos a linha de Xangô. Xangô é o grande Rei, poderoso, autoritário, porém que tem compaixão e é justo. Xangô tem autoridade é valente, mas tem um grande e bom coração. O seu machado é o símbolo da imparcialidade. É uma divindade da vida, representado pelo fogo ardente e por essa razão não tem afinidade com a morte e nem com os outros orixás que se ligam à morte. Os povos antigos acendiam fogueiras para se aquecer e espantar os maus espíritos e faziam uma grande festa para terem uma boa plantação o ano todo. A igreja adaptou a celebração no século VI e criaram as festas Joaninas em homenagem a São João Batista, a festa tornou-se tradicional na Europa e veio para o Brasil com os portugueses no século XVI.

São João Batista!!!


São João dia 24 de junho, conhecido como santo dos casados e dos enfermos, fogueira em forma de cone. São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Izabel. Chamava-se “Batista” porque ele batizava as pessoas. Até Jesus, que era seu primo, foi batizado por ele!
O seu nascimento foi celebrado pelo povo com grande alegria: cantos e danças, fogueiras, fazem desse dia um dos mais populares e queridos da nossa gente.Clique no desenho de João Batista e faça uma pintura bem bonita em homenagem a esse grande santo.

São Pedro com as chaves do Céu!

Vamos Colorir São Pedro!!!


Salve São Pedro!!!


São Pedro dia 29 de junho, protetor das viúvas e dos pescadores, fogueira em forma triangular.
Pedro tinha como primeiro nome Simão, Depois da sua morte, foi nomeado “chaveiro” do Céu, pois para entrar no Céu é necessário que São Pedro abra as portas, também é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover.
Clic na imagem e vamos pintar!

25 de Maio! Salve a Linha do Oriente!

Plano de Aula para o povo cigano!

Vamos trabalhar esta aula para o povo cigano..
Definição do Projeto:
A criança não consegue definir ainda esta situação entre divino e humano, por isso criamos os personagens para que ela possa idealizar e visualizar o Orixá neste momento, depois quando crescer ela entenderá que estávamos apenas personificando para que eles entendessem.

Tema: Povo Cigano - A força que vem lá do Oriente

Duração: 2 encontros de uma hora cada

Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.

Justificativa:
O tema possibilita a criança perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores dos povos, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.

Etapas previstas:
Elaboração de pesquisa sobre o povo cigano.
Construção de um livro de Receitas com culinária do povo do Oriente.
Pontos Cantados do povo cigano
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Conversas Sobre o tema.
Desenhos para colorir.
Natureza e Sociedade: A Vida errante nas ruas (Dificuldade de abrigo, alimentação, a discriminação (ensinar a criança de como lidar com as diferenças culturais), o valor da liberdade.

Culminância:
É indispensável a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do caticismo.
Apresentação de Cânticos Ciganos
Exposição de fotos das aulas de festividades anteriores no terreiro e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.
Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.
Que o povo do oriente traga fartura e alegria para seus lares.

Essa é uma criação em tecido!


É importante ressaltar que a professora não gosta que se utilizem de cola quente, o trabalho é todo feito à mão com linhas, agulhas e os tecidos.

Agora é só pintar!

Máscaras africanas!


Plano de Aula para Pretos Velhos!

Vamos trabalhar esta aula para os Pretos-velhos. Definição do Projeto:
A criança não consegue definir ainda esta situação entre divino e humano, por isso criamos os personagens para que ela possa idealizar e visualizar o Orixá neste momento, depois quando crescer ela entenderá que estávamos apenas personificando para que eles entendessem.

Tema: Pretos Velhos - Um grito de Liberdade

Duração: 2 encontros de uma hora cada

Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.

Justificativa:
O tema possibilita a criança perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.

Etapas previstas:

Elaboração de pesquisa sobre a escravidão.
Construção de um livro de Receitas com culinária do Orixá.
Pontos Cantados de Pretos-velhos.
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Conversas Sobre o tema.
Desenhos para colorir.

Natureza e Sociedade: A Vida na senzala (Dificuldade de abrigo, alimentação, a escravidão, a perda de companheiros (ensinar a criança de como lidar com as perdas), o valor da liberdade.

Culminância:

É imprescindível a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do caticismo.
Apresentação de Pontos Cantados
Exposição de fotos das aulas de festividades anteriores no terreiro e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.
Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.

Que nossos amados Pretos-velhos tragam paz para seus lares.

Não devemos esquecer 13 de Maio!

Este desenho é criação de Yonar Menezes!

Está no livrinho de Oxalá, na gravura do Sermão da Montanha

Vamos pintar???



Plano de Aula para Ogum!

Vamos trabalhar esta aula pra Papai Ogum. Definição do Projeto:
A criança não consegue definir ainda esta situação entre divino e humano, por isso criamos os personagens para que ela possa idealizar e visualizar o Orixá neste momento, depois quando crescer ela entenderá que estávamos apenas personificando para que eles entendessem.
Tema: Ogum: Vencedor de demandas
Duração: 2 encontros de uma hora cada
Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Justificativa:
O tema possibilita ao aprendiz perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.
Etapas previstas:
Elaboração das armas do orixá com jornal.
Construção de um livro de Receitas com culinária do Orixá .
Pontos Cantados de Ogum.
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Pesquisas.
Conversas Sobre o tema.
Desenhos para colorir.
Natureza e Sociedade: A Vida na Guerra (Marcha, Luta, Dificuldade de abrigo, comidas, a perda de companheiros (ensinar a criança de como lidar com as perdas), o retorno ao lar com vitória.).
Culminância:
É imprescindível a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do caticismo.
Apresentação de Pontos Cantados
Exposição de fotos das aulas de festividades anteriores no terreiro e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.
Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.
Que nosso amado Pai Ogum traga conquistas para seus lares.

OGUNHÊ!

Vamos saravá Ogum!!!


Massinhas para modelar, e uma diversão para pintar!!!

Para os maiores!!!


Pra os adolescentes, são traços mais complexos exigem mais precisão nos detalhes e a moçada vai adorar né!
Dá-lhe Jorge

O carnaval e a quaresma!

O carnaval e a quaresma são datas católicas.
Todos os dias são abençoados para o trabalho no terreiro.
A caridade não pode parar.
O que nos cabe neste período, como sempre, é a oração e a vigília.
Em tempos de carnaval predominam sobre a crosta terrestre vibrações densas de excessos nas comemorações do período.
É uma época de intenso trabalho para espiritualidade.
Por este motivo a maioria das casas realizam oferendas aos Exus para fortalecer a segurança ao trabalho durante as festividades do carnaval.
Devemos manter iluminado nossos anjos de guarda e redobrar a vigilância quantos as energias em nosso redor.
Podemos nos divertir, mas sendo criteriosos quanto ao tipo de local e atividades que frequentamos.
Bom comportamento e educação são essenciais.
BOA DIVERSÃO!!!

Chapéu do Rei Momo!

É só recortar e decorar!

MÁSCARA PARA COLORIR!

Quebra cabeça!

PARA COLORIR E RECORTAR