LANÇAMENTO EM GUARULHOS!

Dia 25 de Novembro de 2008, a professora Yonar Menezes lançou a coleção de livros infantis de Umbanda, “Coleção Atividades de Orixás”. Idealizado por ela, professora, dirigente espiritual, teóloga e escritora, os livros são indicados para a divulgação da cultura afro-brasileira e a obra é inédita no mercado. Num momento em que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) se preocupa com esse tipo de divulgação cultural, a obra vem a calhar. “Ainda existe muito preconceito por aquilo que não se conhece, por aquilo que nos é estranho. Somente o conhecimento nos permite entender e compreender as diversas manifestações culturais e religiosas que fazem com que o Brasil seja tão pluricultural como é. O Brasil é um dos celeiros culturais mais abundantes do mundo e não podemos permitir que todo esse conhecimento não seja conhecido (e reconhecido!) por nós, brasileiros, enquanto o mundo já se deu conta disso!”, comentou a autora. Contamos com a presença de vários amigos ilustres preocupados com o futuro de nossa religião. Já vimos, enquanto educadores, casos em que o aluno foi proibido pela mãe de participar de aulas de Capoeira por ter, nessa dança-esporte, a inserção de instrumentos afro_ atabaques, berimbaus, e outros_ usados também nas manifestações afro-religiosas. Não é isto a mais clara manifestação de ignorância? É claro que o termo ‘ignorância’ aqui é usado na sua mais ampla acepção etimológica que é, do latim, ignorâns, antis, que significa, ‘não saber, não ter conhecimento’. Os responsáveis pelo fato? Todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são educadores_ sejam pais, mestres, padres, pastores. É claro que, esses últimos, tem a desculpa de ‘falar em nome de Deus’, porém, como estudiosos, não podemos esquecer que várias guerras e extermínios foram (e ainda são!) realizados (e justificados) ‘em nome de Deus’!
Procurando dirimir a ignorância, a obra foi idealizada. Em linguagem simples, lúdica e pedagógica, leva o leitor a apropriar-se de conceitos até então inimagináveis e, portanto, assustadores. Levantando-se o véu do conhecimento, o que era estranho passa a ser comum e, portanto, aceitável. A perseguição, como nos mostra a História, é claro que haverá. Porém, podemos, se assumirmos nossa responsabilidade de divulgar com clareza a religião de nossos ancestrais, minimizá-la. O jovem é acessível, é aberto ao crescimento intelectual e cultural, diferente de nós, pais e educadores com nossos (pre) conceitos velhos e ultrapassados. O lançamento da obra “Coleção Atividades de Orixás” teve noite de autógrafos dos autores e grande aceitação do público presente. Composta por sete (7) livretos, cada um traz informações sobre os Orixás Oxalá, Ogum, Oxoce, Xangô, Iemanjá, Iançã e Oxum. Por exemplo, o sincretismo religioso é abordado de modo comparativo e elucidativo, as oferendas são exemplificadas e justificadas. Enfim, é uma obra que não pode faltar àquele que deseja ver sua religião conhecida e respeitada. A obra pode ser encomendada pelo e-mail: magazen@ig.com.br.

Um comentário:

ੴ Leê ੴ disse...

Nossa achei maravilhoso ter um lançamento deste, ainda mas ajundando as nossas crianças a entender um pouco mas deste universo maravilhoso dos Orixás.
Só tenho uma coisa a dizer Parabéns a este lindo prejeto de vocês!!

Atenciosamente Leticia Seni(lesecorrea@ig.com.br)