Plano de Aula para Iemanjá!

Vamos preparar a aula do povo do Mar.
Definição do Projeto:
A criança não consegue definir ainda esta situação entre divino e humano, por isso criamos os personagens para que ela possa idealizar e visualizar o Orixá neste momento, depois quando crescer ela entenderá que estávamos apenas personificando para que eles entendessem.

Tema: Povo das águas - Festa no Mar
Duração: 2 encontros de uma hora cada
Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Justificativa:
O tema possibilita a criança perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.
Etapas previstas:
Elaboração de pesquisa sobre a pesca ilegal.
Construção de um livro de Receitas com culinária do Orixá.
Pontos Cantados de Iemanjá e do povo do mar.
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Conversas Sobre o tema.
Desenhos para colorir.
Natureza e Sociedade: A Vida do povo que vive do mar (Dificuldade de reconhecimento de trabalho, morada próxima ao mar, problemas de saúde(dengue) a perda de companheiros que vivem da pesca com o mar revolto(ensinar a criança de como lidar com as perdas), o valor da facilidade que temos de comprar tudo pronto.

Culminância:
É imprescindível a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do caticismo.
Apresentação de Pontos Cantados
Exposição de fotos das aulas de festividades anteriores no terreiro e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.
Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.
Que o povo do mar tragam bençãos de paz e saúde para seus lares.

Nenhum comentário: