Plano de Aula para Ogum!

Vamos trabalhar esta aula pra Papai Ogum. Definição do Projeto:
A criança não consegue definir ainda esta situação entre divino e humano, por isso criamos os personagens para que ela possa idealizar e visualizar o Orixá neste momento, depois quando crescer ela entenderá que estávamos apenas personificando para que eles entendessem.
Tema: Ogum: Vencedor de demandas
Duração: 2 encontros de uma hora cada
Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Justificativa:
O tema possibilita ao aprendiz perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.
Etapas previstas:
Elaboração das armas do orixá com jornal.
Construção de um livro de Receitas com culinária do Orixá .
Pontos Cantados de Ogum.
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção um de mural .
Pesquisas.
Conversas Sobre o tema.
Desenhos para colorir.
Natureza e Sociedade: A Vida na Guerra (Marcha, Luta, Dificuldade de abrigo, comidas, a perda de companheiros (ensinar a criança de como lidar com as perdas), o retorno ao lar com vitória.).
Culminância:
É imprescindível a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do caticismo.
Apresentação de Pontos Cantados
Exposição de fotos das aulas de festividades anteriores no terreiro e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.
Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.
Que nosso amado Pai Ogum traga conquistas para seus lares.

OGUNHÊ!

2 comentários:

Samaria disse...

Parabéns Yonar! Todo esforço, em transmitir os conhecimentos sobre a Umbanda para as crianças, é louvável. Temos muito que caminhar nesse caminho de todos nós.
Gostaria que você conhecesse o trabalho que desenvolvo com as crianças no meu terreiro. Meu blog: www.umbandaparacriancas.blogspot.com

Que Oxalá nos abençõe!

Ana Paula disse...

Gostei muito do seu blog!! esta de parabens!
abçs