4 de Dezembro Eparrey Iançã!

Iansã também chamada Oyá, é o Orixá feminino dos ventos e raios. Além disto, é Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim - um dos seus símbolos. Guerreira, a mais agitada das Orixás femininas, foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô. É irrequieta, autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso. É dona dos movimentos (movimenta todos os Orixás). Suas cores são vermelho e branco, marrom terracota ou ainda, rosa e dourado.
Na história de Santa Bárbara também o exemplo de uma vontade de ferro o que é sinônimo de força. Cristã, preferiu perder a cabeça decepada por uma espada a se curvar à vontade do pai de vê-la casada e deixar a sua fé.
Conta a tradição católica que logo após a morte da jovem um raio fulminou o pai que havia feito a denúncia sobre a crença da filha em uma época que o cristianismo era proibido. Assim lá está a Justiça, uma característica também muito forte de Iansã.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito linda a sua homenagem a Iançã!.

Gostaria de saber como faço para adquirir a coleção de livros infantis.

Grata

Ana Diva

diva.ana@gmail.com