Salve o povo da Bahia!

"O culto a Jesus crucificado, Senhor do Bonfim, propagou-se e tomou vulto. Grandes romarias, desde então, sucederam-se com freqüência e as notícias de graças e milagres alcançados, corriam por todo Brasil. O Senhor do Bonfim ia aos poucos concentrando a piedade e o fervor do povo baiano que passou admirá-lo como seu grande protetor".
Em 1746, foram iniciadas as obras de uma capela em "local de rara beleza onde fica a cavaleiro da península de Itapagipe e dá caminho para o cabo de Mont. Serrat". A sua arquitetura seguiu o modelo das igrejas portuguesas do século XVIII e XIX.
No dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi transladada a sagrada imagem da Capela da Penha para a colina do Bonfim, em que governava a Bahia o 10º conde de Atouguia e VI vice -rei, que prestigiou a solenidade junto com a população da cidade. Após a missa festiva, foi colocada a imagem no trono em um nicho, assim como a de N. Senhora da Guia, que o devoto Capitão houvera trazido de Portugal juntamente com o Senhor do Bonfim.Até hoje podemos notar em vários cânticos do povo da Bahia a devoção que eles tem por esses santos

Nenhum comentário: