Visita ao Museu Afro Brasil

Sim Acreditamos na África!
O Museu Afro Brasil, está aberto há três anos no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e é formado por 4 mil peças da coleção particular de Emanuel Araújo, artista plástico, curador e diretor do museu, o espaço é considerado parada obrigatória para explicar a importância do negro na formação da sociedade brasileira e um ótimo ponto de partida para desenvolver trabalhos ligados à história africana e afro-brasileira. Logo no início as crianças vão se surpreender com uma instalação que reproduz o ambiente de um navio negreiro, o meio de transporte que representou a morte para muitos durante a travessia do Atlântico. Organizado em seis núcleos temáticos, o acervo tem
preciosidades, como máscaras e estátuas religiosas, vestimentas, patuás e outros objetos sagrados do candomblé, pinturas e esculturas inspiradas no continente negro. Também foram expostas diversas ferramentas de trabalho, provas concretas de que os africanos não foram trazidos para o Brasil só por causa dos músculos fortes que possuíam, mas sim porque dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia como ninguém - e isso fez muita diferença na construção de nossa cultura. Antes de visitar o Museu Afro Brasil, é importante contar que no local não há só objetos de tortura de escravos - como imagina o senso comum. Vemos que predominam peças ligadas mais à sonoridade do que à escrita - marco da cultura africana. Durante o passeio, as crianças entenderão o conteúdo por meio da contação de histórias e do colorido das peças de artistas que se inspiraram na riqueza do traçado africano em diversas épocas.
CONTATO Museu Afro Brasil, Av. Pedro Álvares Cabral, s/no, Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque do Ibirapuera, portão 10, 04094-050, São Paulo, SP, tel. (11) 5579-0593. Ingressos grátis (de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Escolas, de terça a sexta-feira, das 9 às 16 horas)
Dúvidas e sugestões escrevam para: magazen@ig.com.br

Nenhum comentário: